O Papa Francisco, apesar de ainda estar em estado crítico, apresentou uma leve melhora. Essa informação foi divulgada pelo Vaticano nesta segunda-feira, 24. De acordo com o boletim médico, o Santo Padre teve uma leve falha nos rins, mas isso está sendo monitorado de perto e, pelo que parece, não é algo grave.
Segundo o Vaticano, não houve crises respiratórias nem nada relacionado à asma, e os exames laboratoriais mostraram um quadro de melhora. A oxigenoterapia continua, mas com um fluxo um pouco mais baixo e o percentual de oxigênio também foi reduzido. Embora a situação seja delicada, os médicos têm cuidado para não criar falsas esperanças, dado a complexidade do quadro. Isso é uma coisa que a gente até entende, né? A gente sabe como esses casos podem ser bem complicados.
Na parte da manhã, ele recebeu a Eucaristia e até voltou a fazer algumas atividades de trabalho à tarde. Acreditem ou não, à noite, ele fez uma ligação para o pároco da Paróquia de Gaza, dizendo que estava rezando por todos e mandando um abraço bem de pai, sabe? Ele tem esse jeito acolhedor, sempre querendo mostrar que está próximo do povo, não importa o que esteja passando.
O Papa Francisco foi diagnosticado com pneumonia bilateral, o que é um problema sério, ainda mais para alguém da idade dele. Na madrugada, a boa notícia é que ele conseguiu dormir bem e está descansando. Isso deve ser um bom sinal, mesmo que ele ainda precise de cuidados intensivos.
Ele está internado há 10 dias, desde o dia 14 de fevereiro, quando foi levado ao hospital Gemelli, em Roma. Tudo começou quando ele teve dificuldades para respirar, que duraram alguns dias antes de se chegar ao diagnóstico de pneumonia bilateral, além de uma infecção polimicrobiana, que é quando várias bactérias ou micróbios estão afetando o corpo ao mesmo tempo. A situação estava bem complicada, mas a expectativa agora é de que ele melhore um pouco mais com o passar do tempo.
Nas redes sociais, muitas pessoas têm se mobilizado para mandar mensagens de apoio, orações e homenagens ao Papa. Vários internautas têm compartilhado seu carinho, algo que tem tocado muito, com certeza. O Vaticano fez questão de informar que o Papa agradeceu a todos aqueles que estão rezando pela sua saúde. Não é todo dia que vemos uma pessoa tão importante assim, mesmo passando por momentos difíceis, demonstrando tanta humildade e gratidão.
Se tem uma coisa que a gente pode notar, é que o Papa, mesmo na situação crítica em que se encontra, não perde o contato com as pessoas. Isso mostra como ele tem um amor grande pelo povo e um desejo de estar próximo de todos. Mesmo de longe, ele segue se importando, expressando suas bênçãos e rezando por todos. Isso é algo muito bonito, que inspira e motiva quem o segue, principalmente agora, em um momento tão delicado como esse.
Por mais que o quadro seja grave, é sempre bom ver um pouco de esperança, mesmo nos momentos mais difíceis. O Papa Francisco segue lutando, e as orações de todos que estão mandando boas energias para ele, com certeza, fazem a diferença nesse processo de recuperação. Vamos seguir na torcida e aguardando mais notícias positivas sobre ele.