Ter uma boa saúde é simplesmente o resultado do nosso estilo de vida. Portanto, uma boa alimentação baseada em frutas, verduras e legumes e atividade física é o que devemos fazer para evitar adoecer e nos sentirmos bem e enérgico.
Mesmo com muita atenção à nossa saúde, muitas vezes surgem doenças, e os remédios naturais podem auxiliar no processo de cura e recuperação. Lembre-se que é muito importante consultar um profissional sempre que sentir que há alguma coisa errada com o seu organismo.
Especialista esclarece que os atributos medicinais e curativas do alho marcam a cultura antiga da medicina indiana, assim como a medicina tradicional chinesa e a cultura dos antigos egípcios. Não foi até meados do século 20 que os pesquisadores descobriram uma substância antibacteriana ativa nos alimentos e, desde então, vários estudos de laboratório revelaram suas habilidades antibacterianas.
Como diz o especialista em saúde, a dor de ouvido ou otite é causada pelo inchaço dos aparelhos auditivos e pode ser muito dolorosa e desconfortável. Embora muitas pessoas tratem essa inflamação colocando alho nos ouvidos, saiba que isso pode fazer mais mal do que bem.
O alho tem muitas qualidades, pois é fonte de antioxidantes, tem propriedades anti-inflamatórias e até ajuda a fortalecer o sistema imunológico, mas os profissionais garantem que seu uso tópico pode não ser tão benéfico, ao contrário, tende a causar danos e outros problemas.
Segundo o médico Michael Daignault, devido à anatomia do ouvido humano, o alho introduzido no ouvido não pode ser infectado e, o pior de tudo, pode desencadear dermatite de contato, uma reação inflamatória do canal auditivo.
“Nunca coloque nada em seus ouvidos, pois existe o risco de uma infecção piorar ou uma perfuração acidental da membrana timpânica”, conclui o Doutor.
A melhor maneira de usar o alho e aproveitar seus benefícios é introduzi-lo em sua nutrição como tempero. Se ocorrer otite, é melhor consultar um médico que possa fornecer o melhor tratamento.