A veterana atriz, Arlete Salles prestou um depoimento à série documental Dor, do Globoplay, para falar sobre um diagnóstico que recebeu. Na oportunidade, a veterana de 80 anos entregou como foi seu processo ao descobrir que sofre com herpes-zóster, doença infecciosa provocada por um vírus. A atriz revelou que levou um susto ao ver modificações em seu corpo ocasionadas pela doença.
“Eu costumo dizer que sofro de covardia física. Tenho pavor de dores, agulhas, cortes e furos. A herpes-zóster começou assim: a orelha passou a doer. Eu achava aquilo estranho e fiquei constrangida de conversar com meu médico“, disse, conforme com o jornal O Globo.
“Estava dirigindo e senti uma coisa estranha. Quando olhei no espelho, minha boca estava quase na orelha. Eu me desesperei num grau porque achei que estava tendo um AVC (acidente vascular cerebral). Levei um susto enorme e só pensava no meu trabalho. Minha carreira agora acabou! Não vou mais conseguir trabalhar com essa boca torta. Foi desesperador“, confessou Arlete.
Diante o exposto, a artista foi em busca de tratamento, e sua saúde melhorou drasticamente desde o episódio traumático. “Eu fiquei boa, mas penei, sofri. Para quem diz que sofre de covardia física, precisei de muita coragem“, disse.
A série documental Dor é uma coprodução da Vbrand e da Cine Group e traz depoimentos de pessoas que convivem com dores intensas e crônicas e lidam com obstáculos do dia a dia decorrentes de suas condições. A previsão de estreia é para este mês.
O QUE É A HERPES-ZÓSTER
É uma infecção viral que provoca erupção cutânea dolorosa, através da varicela zóster, o mesmo vírus causador da catapora. Nacionalmente conhecido como “cobreiro”, a doença, através de diagnóstico e tratamento precoces, não evolui para complicações mais graves.
Além disso, é bom ressaltar que a vacinação é fundamental para prevenir a doença e deve ser realizada em determinadas idades e condições.