Hélio é filho de Agatha em Terra e Paixão? Novas pistas do segredo vêm à tona

Irene (interpretada por Gloria Pires) fará uma descoberta surpreendente: Agatha (interpretada por Eliane Giardini) teve um terceiro filho com o doutor Eduardo (interpretado por Rafael Cardoso), o médico com quem traiu Antônio (interpretado por Tony Ramos) em Terra e Paixão. O jovem em questão pode ser o enigmático Hélio (interpretado por Rafael Vitti), o engenheiro que apareceu de repente em Nova Primavera. Nos próximos episódios, ele será flagrado por Anely (interpretada por Tatá Werneck) conversando com a mãe de Caio (interpretado por Cauã Reymond), deixando a stripper intrigada com a proximidade entre os dois.

Inicialmente, Walcyr Carrasco considerou outras possibilidades para a identidade do filho secreto de Agatha na novela das nove da Globo. Marino (interpretado por Leandro Lima) era o candidato mais provável para ser o cúmplice da ex-morta viva. No entanto, uma questão relacionada às idades de Caio (interpretado por Cauã Reymond), Jonatas (interpretado por Paulo Lessa) e Leandro levou o autor a mudar de ideia.

Tudo isso aconteceu porque Carrasco está reformulando sua trama de forma radical enquanto ela está no ar, com o objetivo de impulsionar a audiência. No entanto, essa mudança desafiou a lógica da realidade ao reintroduzir Agatha na novela 20 anos após sua suposta “morte” no nascimento de Caio. Dado que Cauã e Paulo, que interpretam personagens ligeiramente mais velhos do que meio-irmão, estão muito longe de ter 20 anos, não fazia sentido que Leandro Lima desempenhasse o papel do caçula desaparecido.

A entrada de Thelma Guedes na equipe de roteiro ocorreu, de fato, para corrigir esses desvios do autor. Ao tentar acelerar os acontecimentos e reviravoltas, Carrasco precisou se desviar do enredo original e criar novos enigmas e mistérios. No processo, ele cometeu alguns erros relacionados à idade dos personagens e à cronologia dos eventos.

É bastante provável que Rafael Vitti seja o intérprete desse misterioso personagem. Com seus 27 anos, ele aparenta ser mais jovem e é um favorito de Luiz Henrique Rios, o diretor artístico da trama. O marido de Tatá Werneck até auxiliou nos testes com atrizes para a novela antes mesmo de ser oficialmente escalado para o elenco.

Após seu papel como protagonista, Davi, em “Além da Ilusão”, dirigida por Rios, é improvável que Vitti fosse escolhido para um personagem sem relevância em uma novela das nove. Na verdade, ele já estava reservado para o projeto desde o início dos trabalhos. Mesmo sem conhecimento de qual papel desempenharia, seu nome constava na lista de atores que o diretor tinha em mente. Foi apenas posteriormente que ele soube que Hélio se envolveria com Petra (interpretada por Debora Ozório).

No episódio que será exibido nesta terça-feira (5), Agatha abrirá a porta de seu quarto na pousada para alguém que permanecerá invisível aos olhos do telespectador. Com urgência, ela exclamará, “Vai embora! Ninguém pode vê-lo conversando comigo! Saia agora! Por que ainda está aqui?” e, com firmeza, fechará a porta na cara da pessoa. “Que situação! Já repeti mil vezes… Parece que não compreende que não deve vir até aqui para falar comigo”.

Mais adiante, Anely flagrará Hélio e Agatha em uma conversa na rua e confrontará Hélio para descobrir como eles se conhecem. O engenheiro explicará que se encontraram na pousada e que ele auxiliou Caio durante o sequestro de sua mãe. Anely ficará desconfiada e deixará claro que estará de olho no rapaz.