A notícia de que a influenciadora Sthefane Matos foi hospitalizada nesta segunda-feira (21/3) por causa de um sangramento cerebral deixou as redes sociais em pânico. Por meio de um comunicado, a equipe que cuida da carreira da famosa atualizou seu quadro clínico, afirmou que a artista não sofreu um AVC e que a hipótese médica é de que a famosa teve uma “contração das veias do cérebro”.
Para esclarecer o que pode causar o sangramento na região, o colunista Leo Dias entrevistou o Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, neurocirurgião do Hospital Albert Einstein e do Hospital Rede D’Or, em São Paulo.
O neurocirurgião explica que a contração das veias surge devido a diminuição do calibre dos vasos na região cerebral: “Todo paciente que tem um sangramento cerebral, o sangue que se espalha, geral ou localizado, leva o que chamamos de uma irritação na parede das artérias, uma artéria mais calibrosa (maior) ou mais fina. Consequentemente, vai diminuir o calibre, aí nós damos o nome de vasoconstrição, que é justamente a contração dos vasos”. Além do mais, com a finalidade de conscientização, o profissional explicou o que também pode acarretar um sangramento cerebral, lembrando que nenhum dos casos abaixo é visto como o caso de Sthe.

De acordo com o neurocirurgião, as causas podem ser variadas e a idade de cada paciente devem ser levadas em considerações. “É bem mais comum o paciente ter um diagnóstico chamado Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, geralmente em pacientes com idade mais avançada. Às vezes, o paciente não sabe que tem uma malformação vascular dentro do crânio que pode ser desde um aneurisma até pequenas malformações de artérias, o que causa uma predisposição para ter o sangramento”.
O profissional também destaca que uma causa comum de sangramento intracraniano são as rupturas de aneurismas cerebrais: “Sangramentos espontâneos e, geralmente, de forma aguda, são as rupturas de aneurismas cerebrais que são pequenas dilatações de artérias que são uma malformação também e o paciente nem tem. No entanto, quando surgem em um primeiro momento, podem ser através de sangramentos quando vem uma dor de cabeça súbita, as vezes fica de rigidez de nuca, perde a consciência e pode até entrar em coma. Tem que ser feito um diagnóstico bem rápido através de um exame chamado angiotomografia ou artériografia”.
De acordo com um comunicado oficial feito pela equipa de influenciadores, Sthe Matos vinha sofrendo de um possível vírus há vários dias antes de ser hospitalizada. Embora não seja o caso de Sthe, doenças infecciosas podem aumentar o risco de hemorragia cerebral, alertam os neurocirurgiões: “(Infecções como meningite bacteriana ou viral) Podem levar a inflamação do cérebro, ou melhor dizendo, das meninges que envolvem o cérebro ou eventualmente levar a vasculite, que são inflamações de artérias e veias. Com isso, predispõe, com a fragilidade do vaso fica bem mais fraca, a facilitar um sangramento”
Wanderley Cerqueira também faz questão de ressaltar ainda que, pacientes com suspeita de covid-19 – mesmo que a famosa tenha testado negativo – por ser uma doença viral, pode atacar vários órgãos do organismo: “O sangramento é comum na doença Covid-19, seja qual for a variante”.