O infarto ocorre de maneira diferente nas mulheres; conheça os sinais

O infarto é um mal que atinge exclusivamente um órgão vital: o coração, e suas vítimas são homens e mulheres em qualquer faixa etária. No entanto, o infarto é mais frequentes em pessoas mais velhas.

Vale pontuar que o infarto agudo do miocárdio ou o conhecido ataque cardíaco ocorre quando o fluxo sanguíneo é bloqueado, devido a um coágulo ou placa de gordura que se acumula nas artérias, impossibilitando que o sangue chegue até o coração.

Quando esse fenômeno acontece, alguns sintomas podem ser percebidos como dores e náuseas e a melhor forma de prevenir um ataque cardíaco é manter um estilo de vida saudável e equilibrada.

Uma alimentação baseada em comidas saudáveis, descartando os processados e industrializados, juntamente com a prática regular de exercícios físicos são essenciais para evitar esse tipo de problema.

No entanto, de toda forma é preciso ficar ligado aos sinais que o nosso corpo nos transmite quando algo não vai bem no nosso organismo. Antes que o ataque cardíaco ocorra, nosso corpo pode dar alguns sinais de que o infarto está à caminho.

Antes que o sangue fique completamente bloqueado, o que tipifica um infarto, o músculo cardíaco começa a funcionar de maneira errada e, isso pode acarretar em dores insuportáveis. Lembrando que esses sintomas pode acontecer até 30 dias antes do próprio infarto.

Os sintomas mais pertinentes incluem: tonturas, dores intensas nos músculos e costas, braço, peito e parte do rosto, náuseas, cansaço anormal, ansiedade, transpiração excessiva.

Em geral, nas mulheres, os sintomas pré-infarto geralmente não são muito perceptíveis e na maioria das vezes não apresentam esses sintomas, o que pode ser um ponto negativo, pois quanto mais cedo for descoberto os sintomas de um infarto, melhores são as chances de recuperação.

Algumas vezes os sintomas do ataque cardíaco podem ser confundidos com outros problemas de menor relevância, desse modo, na dúvida sempre procure um profissional de saúde para lhe auxiliar.

Alimentos vasodilatadores podem ser grande aliados a prevenir esse tipo de problema, pois ajudam a relaxar os vasos, auxiliando a passagem do fluxo sanguíneo. O alho, chocolate amargo, cebola e beterraba, são alguns que podem ajudar.

Suplementos como ômega 3, coenzima Q10, vitamina D e magnésio podem ajudar muito na saúde do coração e em todo o sistema cardiovascular. Todavia não se esqueça de sempre conversar com seu médico e nutricionista antes de fazer seu uso.