Higienizar o cabelo pode parecer uma tarefa simples que faz parte do dia a dia das pessoas. No entanto, a prática é muito mais relevante do que se imagina, e a não realização de forma certa pode acarretar prejuízos sérios para os fios. É o que revela a cientista expert em saúde capilar, Jackeline Alecrim.
1. Não umedecer o cabelo totalmente
Grande parte das pessoas cometem erros já no primeiro processo de lavagem: O uso inadequado do xampu. “Para que os tensoativos do produto consigam fazer o seu efeito de limpeza, o cabelo deve estar completamente úmido – a ativação das micelas de limpeza acontece na presença de água e ar. Não umedecer adequadamente os fios pode dificultar a ação do xampu e a remoção da sujeira“, revela a especialista.
2. Depositar o xampu diretamente nos fios
O mais indicado é ativar a espuma com as mãos ou até mesmo diluir uma pequena porção do xampu em um potinho com água, minutos antes da aplicação. “Não se pode diluir e armazenar o produto, pois isso altera a sua composição e desestabiliza a formulação. Ativar com as mãos ou diluir evita acúmulo de resíduos nos fios e ainda melhora a performance da limpeza”, indica a cientista. Todavia, é importante lembrar que a diluição não pode ser realizada em produtos com finalidade terapêutica, pois isso compromete a concentração que será absorvida pelo couro cabeludo. Jackeline também entrega que jamais se deve aplicar xampu no comprimento dos fios, uma vez que o produto ativa cargas elétricas negativas e abre demasiadamente a cutícula, deixando os fios com efeito ressecado. “A forma correta é aplicar no couro cabeludo e deixar escorrer apenas a espuma no comprimento na hora do enxágue”, indica.
3. Uso indiscriminado de xampu de limpeza profunda
O mais aconselhável é que esse produto seja usado apenas por profissionais capacitados. As pessoas fazem uso de forma equivocada e essa abertura da cutícula não é positiva. A dica é preferir por xampus de limpeza inteligente, que limpam somente as substâncias maléficas.
4. Lavar o cabelo com água quente
O uso de água em temperatura muito elevada pode causar a perda proteica e dos lipídios benéficos presentes nos fios, além de provocar danos ao couro cabeludo, ajudando na ocorrência de dermatites e irritações, além de estimular a alta produção de oleosidade.
5. Utilizar produtos com parafina
Esses produtos podem acarretar entupimento nos folículos pilosos, além de causar sobrecarga nos fios e o ressecamento tardio da fibra capilar.