Você não vai acreditar quando descobrir porque sua barriga ronca e faz sons constrangedores

Quem nunca experimentou o constrangimento de barulhos estranhos no abdômen, aquele ronco que pode ser ouvido à distância? Não há como não sentir algum constrangimento quando isso acontece na presença de estranhos ou mesmo em um círculo de amigos.

Mas por que nosso estômago está roncando, afinal? O que está acontecendo em nosso intestino para tornar o ruído audível do lado de fora? Apesar de ser uma coisa muito comum, ninguém gosta de ouvir sons assim, certo?

Levando em conta as secreções, fluidos produzidos por outros órgãos e consumidos por nós, até 10 litros de fluido passam entre o estômago e os intestinos todos os dias.

Esses ruídos realmente vêm do nosso intestino, e o que está acontecendo quando os fluidos que produzimos se movem entre o intestino e o estômago à medida que se movem, eventualmente são acompanhados por gases e fazem todo aquele barulho irritante.

Também acontece quando temos diarreia, outra situação muito comum também é passar pelo processo cirúrgico, pois nesse período o corpo fica fragilizado e a posição em que nos deitamos no leito hospitalar ou em casa no pós-operatório promove a produção de gás.

Diferentemente das pessoas que não sofrem desse problema, as pessoas com pegada mais fechada tendem a reclamar de cólica, dor e desconforto além do barulho. Exames de imagem de alta qualidade, como tomografia computadorizada, ressonância magnética ou contraste, e às vezes até endoscopia e colonoscopia podem diagnosticar o problema.

Aqueles que sofrem de gases devido à má alimentação devem comer alimentos com baixo teor de carboidratos, lactose, evitar comer alimentos gordurosos e excluir refrigerantes.

Outra dica é evitar usar roupas muito justas e apertadas, especialmente jeans ou tecidos mais grossos. Vale ressaltar que se o problema persistir, consulte um médico para um diagnóstico preciso. Então, se cuide e fiquem atentos a qualquer tipo de sintomas que seu corpo lhe mostra.