Pintinhas vermelhas(de sangue) na pele. Devemos nos preocupar…

As pintinhas vermelhas são denominadas de Nevo ou Angioma Rubi, justamente por ser formadas por um emaranhado de vasos, ficando vermelhas.
Podem aparecer em qualquer parte do corpo, embora mais frequentemente no tronco, braços, pernas e ombros.
São mais comuns em pessoas com mais de 30 anos de idade e pode multiplicar no passar dos anos.
Estas marcas são geralmente vermelhas, brilhantes e com formato de um círculo ou oval. São quase sempre bem pequenas e macias. Por esse motivo, quando não apresentam relevo, podem ser confundidas com pintas normais da pele.
O clima, a gravidez e o uso de certas substâncias químicas também contribuem para a sua ocorrência. Elas aumentam em quantidade ao longo da vida.
O surgimento das pintinhas na pele não é preocupante, não é nada grave, são benignas, porém é preciso sempre observar com bastante atenção se elas crescem rapidamente e têm alteração de cor, coçam ou doem, nesse caso o melhor a fazer é procurar ajuda médica.

As pintas vermelhas de sangue na pele se formam devido à dilatação vascular de vasos sanguíneos superficiais perto da superfície da pele. Seu aparecimento está associado a diferentes causas, entre elas, temos:

Alguns fatores para o surgimento das pintinhas vermelhas:

Genético: e pode aparecer tanto em homens como em mulheres;
Fator idade: a partir dos 30 anos de idade as pintas vermelhas costumam aparecer porque a pele se desidrata ou no caso de ter envelhecimento prematuro;
Tomar muito sol sem filtro solar nos horários críticos entre 10 horas e 17 horas; nas pessoas de pele branca(clara) que se submetem aos raios ultravioletas sem proteção são propensas ao aparecimento dessas pintas vermelhas de sangue;
Ter uma má alimentação: os problemas alimentares pelo consumo de gorduras saturadas, alimentos processados ou açúcares, podem desencadear o aparecimento de problemas digestivos devido ao dano intestinal, o que repercute no acúmulo de substâncias tóxicas no interior do organismo, tendo como consequência o aparecimento de pintas vermelhas de sangue;
Crescimento anormal de vasos sanguíneos pequenos: eles podem aparecer nas axilas, região genital, calcanhares, pernas, braços, peito e costas, e gera-se o aparecimento das pintas vermelhas de sangue na pele;
Problemas hepáticos: problemas de má alimentação ou hepáticos podem gerar acúmulo de toxinas no fígado;
Alterações hormonais: acontece com frequência em mulheres durante a gravidez, devido às mudanças hormonais que os corpos sofrem nesse momento.

Prevenção
Algumas medidas podem ser adotadas para prevenir, evitar o aparecimento destas pintas vermelhas na pele, são eles:

Utilizar filtro solar diariamente, além de evitar a exposição aos raios ultravioletas. A aplicação diária de protetor solar no rosto e no resto do corpo, especialmente, nas áreas expostas como o rosto, braços, pernas e mãos é de suma importância, principalmente nos horários críticos.
Manter o corpo bem hidratado, tomando bastante água durante o dia.
Passar cremes hidratantes no corpo depois da higiene corporal para não perder aa elasticidade da pele.
Melhorar os hábitos alimentares seguindo uma alimentação saudável livre de gorduras saturadas, açúcares ou alimentos processados com grande quantidade de aditivos químicos.
Consumir vitamina C diariamente.
Limpar os intestinos, mantendo uma dieta equilibrada, leve e livre de toxinas.

É preciso sempre observar com bastante atenção as pintinhas que crescem rapidamente e têm alteração de cor, coçam ou provocam dor, por exemplo. Procure um médico dermatologista se aparecer essas alterações