Terremoto mata uma pessoa no Haiti e leva moradores a lotarem as ruas

Na madrugada dessa segunda-feira, um terremoto de intensidade 5,3 trouxe transtorno aos moradores da península sul do Haiti. A informação foi repassada pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS). Até o momento, foi confirmado que o tremor já fez uma vítima fatal e enviou inúmeros moradores em pânico às ruas da cidade de Les Cayes. Vale destacar que há seis meses a mesma região era atingida por um terremoto.

O ponto central do terremoto foi a 3 quilômetros de Anse-à-Veau, próximo da cidade de Les Cayes, destacou o USGS. O tremor foi curto, no entanto, o suficiente para causar grande estrago na cidade, conforme informou uma testemunha da Reuters.

Uma pessoa veio a óbito e várias outras ficaram machucadas em Fond des Nègres, no Departamento de Nippes, conforme com uma nota da proteção civil enviado à Reuters que foi em seguida ratificada pelo chefe da proteção civil Jerry Chandler. Várias residências foram destruída.

De acordo com um morador, na hora do tremor, ele observou crianças fugindo desesperadamente dos prédios escolares em Les Cayes e “as pessoas ficaram aterrorizadas”. No entanto, nenhuma delas se feriram. Mesmo uma hora depois, os tremores secundários continuaram a ser sentidos em todo o país.

Jean Robert Léger, morador da cidade de Pestel, na península do sul, também falou que o impacto parecia ser no mínimo. “Em Pestel, não há tantos danos”, disse ele por telefone. “Vemos que as casas à beira-mar que já estavam danificadas desabaram um pouco mais.”

Em agosto, um terremoto de magnitude 7,2 destruiu dezenas de milhares de casas, deixou famílias dormindo no lado de fora debaixo de chuvas torrenciais e forçou o primeiro-ministro Ariel Henry a suspender eleições que haviam sido agendadas para novembro.

País mais humilde das Américas, o Haiti ainda está se recuperando de um terremoto de 2010 ao qual vitimou mais de 200.000 pessoas.

Haiti terremoto,Les Cayes