Na internet hoje em dia se encontra de tudo, e tem dado oque falar, uma lista de alimentos que supostamente iriam limpar a nicotina de seu pulmão. Alguns destes alimentos são: brócolis, laranja, suco de cenoura e kiwi. Logo muitas pessoas questionaram se isso era veredicto e um estudo foi comprovar.
FALSO
Depois de serem realizados os estudos, se chegou à conclusão que essa informação seria falsa. O coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dr. Luiz Fernando Pereira, confirmou que “não encontrou na literatura nenhuma base de evidência forte para alguns comentários citados pelos autores do texto”.
O doutor disse que os medicamentos que são listados, sempre fariam vem a saúde, independentemente se a pessoa é fumante ou não. Então ele afirma que na verdade eles não são especificamente combatentes ao pulmão, os limpando como é citado.
A nicotina é uma substância psicoativa que se encontra em todos tipos de tabaco, ela é a responsável por causar a dependência. A SBPT trouxe a informação que a vida da substância seria curta. Por isso então as pessoas ficam com tanta vontade de fumar em curtos intervalos. Algumas horas depois a nicotina deve ser eliminada do corpo, sem o uso de nenhum alimento específico.
Informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) informaram que de fato a nicotina trás inúmeros malefícios para o corpo. Um deste seria o estímulo da substância ao aparelho gastrointestinal a produzir ácido clorídrico, pague pode levar a úlcera gástrica. Ele informou que a nicotina também estimula a liberação de “substâncias quimiotáticas no pulmão, que estimulará um processo que irá destruir a elastina, provocando o enfisema pulmonar”. Porém a substância não fica nos pulmões.
Um médico muito famoso que fumou durante anos Dráuzio Varella, contou que o dano é quando a fumaça quente queima os cílios presentes nos brônquios. Ele disse que acontece quando a pessoa fuma demais.
Veja o vídeo: