Vídeo: Sonia Abrão chama Rodrigo Bocardi de ‘grosseiro e machista’

A Sonia Abrão, sempre polêmica, aproveitou o programa “A Tarde é Sua” dessa sexta-feira (31) pra comentar sobre a demissão do jornalista Rodrigo Bocardi da Globo. E, como não poderia deixar de ser, ela não economizou nas críticas! A apresentadora, que é conhecida por não esconder sua opinião, fez duras críticas ao comportamento do âncora da emissora. Segundo ela, Bocardi sempre foi bem grosso, principalmente com as mulheres da equipe, como repórteres, apresentadoras e até aquelas que faziam a previsão do tempo. Ela chegou até a classificar a atitude dele como um “sinal de machismo”, que não dava pra disfarçar. “Ele sempre foi muito grosseiro, mas bem grosseiro mesmo. Isso chamava muito a atenção do público”, disse Sonia. Mas, no entanto, ela também reconheceu a competência dele como profissional. E aí, claro, surgiram opiniões divididas.

A demissão de Rodrigo Bocardi, que pegou a todos de surpresa, foi anunciada pela Globo na quinta-feira (30), e logo começou a gerar um monte de especulações. A emissora não explicou muito bem os motivos, mas se limitou a alegar que ele teria descumprido “normas éticas”. Pois é, essa história de “normas éticas” nunca é muito clara, né? Mas, segundo o site LeoDias, Bocardi estava supostamente envolvido com algumas figuras políticas, o que poderia ter afetado a sua imparcialidade, um dos princípios básicos de um jornalista. E não parou por aí! Rumores também falam sobre acusações de assédio moral, que já circulavam sobre ele.

Um episódio que chamou a atenção aconteceu em 2022, durante o “Bom Dia São Paulo”. Na ocasião, uma telespectadora acusou Bocardi de ter tratado mal o repórter Alessandro Jodar ao vivo, o que foi classificado como assédio moral. Bocardi, claro, se defendeu, dizendo que aquilo não passava de uma “brincadeira”. Só que o caso fez com que a área de compliance da Globo, que é responsável por garantir que os profissionais sigam as regras internas da empresa, ficasse em cima do caso. Eles investigaram tudo e, como já era de se esperar, a emissora não quis dar mais detalhes sobre o que realmente rolou.

Claro, tem muita gente se perguntando se a demissão foi mesmo por causa dessas atitudes dele com a equipe ou se havia outros fatores em jogo. O que se sabe é que a Globo não tem tolerância com esse tipo de comportamento e, quando as coisas começam a sair do controle, eles agem rápido, como nesse caso. O fato é que a imagem de Bocardi já estava manchada há algum tempo, e as coisas não estavam mais tão boas por lá. A galera da emissora tem, sim, um certo cuidado em relação a esse tipo de situação, principalmente em tempos em que as redes sociais não deixam passar nada.

Seja como for, o que fica claro é que a decisão da Globo foi influenciada por uma série de fatores, que podem ter sido tanto pessoais quanto profissionais. A empresa não quis detalhar o que aconteceu, mas sabemos que ela tem um histórico de cortar quem não se enquadra nas suas normas de comportamento. Mas fica a dúvida: será que a demissão de Bocardi é realmente só sobre questões éticas ou tem algo mais por trás disso? Só o tempo dirá.

Essa história toda, sem dúvida, vai render muitos debates. Afinal, como sempre, quando envolve a Globo, a repercussão é garantida.

Confira: