Em um relato emocionante, uma mãe compartilhou sua experiência recente com a filha de 4 anos, que a acusou de estar “arruinando sua vida”. O relato foi publicado no site australiano Kidpost, onde a mãe expressa que, embora reconheça que a filha não compreende completamente o significado de suas palavras, ouvi-las a afetou profundamente. A história tocou muitas pessoas na internet.
“Minha filha de quatro anos me surpreendeu ao dizer que estou ‘arruinando a vida dela’. Estou me perguntando se é normal que conversas desse tipo comecem tão cedo. Eu sempre soube que chegaria um momento em que ela expressaria algo assim. Lembro-me de ter dito coisas semelhantes aos meus pais quando era mais velha… talvez quando já era quase uma adolescente.
É uma fase comum que a maioria de nós enfrenta quando crianças mais velhas e adolescentes. Às vezes, rimos dessas declarações, cientes de que geralmente não são ditas com total seriedade. Os adolescentes costumam expressar esses sentimentos, e é só quando se tornam adultos que compreendem as decisões difíceis que os pais precisam tomar. Ou talvez, em alguns casos, eles nunca compreendam completamente. Quem pode dizer?”
O que estou tentando transmitir é que não estava preparada para ouvir essas palavras da minha filha de quatro anos. Ela disse coisas como “Não estou vivendo minha melhor vida por sua causa, mãe” e “Você está arruinando minha vida”, e esses comentários ficaram martelando na minha mente. Se isso está acontecendo agora, fico pensando no que virá a seguir, e se alguém pode me preparar para esse momento!
Estou abordando isso com leveza e um toque de humor, pois sei que minha filha não disse isso com intenção real. Logicamente, entendo que é uma parte normal do desenvolvimento. No entanto, isso não diminui a dor que sinto. Aquele pequeno ser humano em quem dediquei 100% da minha atenção nos últimos quatro anos de repente está usando palavras tão impactantes e poderosas, palavras que nunca ouvi em nossa casa de ninguém.
Minha filha era apenas um bebê não muito tempo atrás, aquela por quem eu cresci, chorei e suportei noites sem dormir. A pessoa que amo profundamente com todo o meu ser… me diz que estou arruinando a vida dela. Certamente, essas palavras doem.
Vou contextualizar para que você entenda o que aconteceu nesse momento específico em que aparentemente eu estava “arruinando” toda uma vida. Era uma manhã comum em uma casa com crianças pequenas – o café da manhã não foi consumido à mesa, e eu estava prestes a oferecer o almoço. Então, minha filha diz: “Mãe, quero uma salsicha para o almoço.” Isso foi completamente inesperado, considerando que acho que comemos salsicha no almoço talvez duas vezes em toda a vida dela. Respondi: “Desculpe, querida, fiz macarrão, que você gosta.”
Isso foi o bastante para arruinar o meu dia. Compreendo que, para uma criança pequena, isso pode ser algo significativo. Consciente de que seus cérebros ainda estão em desenvolvimento emocional, desde que me tornei mãe, tenho pesquisado extensamente sobre o desenvolvimento de crianças pequenas. No entanto, é muito mais simples expressar essa lógica no papel do que colocá-la em prática quando algo assim acontece. Sei que, teoricamente, tudo faz sentido, pois essas explosões de birra ocorrem por algo que pode parecer “pequeno” para nós, adultos.
Embora eu tenha esse conhecimento, ouvir essas palavras pela primeira vez foi realmente difícil. Para outros pais que podem estar enfrentando isso pela primeira vez, quero que saibam que não estão sozinhos.